Gênero da Cannabis: Macho X Femêa

Macho x Fêmea: qual é a diferença entre maconha masculina e feminina?

Cannabis é uma planta dioica, o que significa que possui dois sexos distintos, resultando em plantas macho e plantas fêmea a partir de sementes. O pólen de uma planta de cannabis macho deve fertilizar os órgãos reprodutivos da flor fêmea para ocorrer a produção de sementes.

As plantas macho de cannabis desenvolvem sacos de pólen, enquanto as plantas fêmea produzem flores (brotos). As flores fêmea contêm altos níveis de THC, o componente psicoativo da cannabis. As flores macho de cannabis têm anteras e estames que produzem pólen, enquanto as flores fêmea têm um estigma. O estigma tem a função de capturar o pólen do ar para iniciar a produção de sementes no óvulo.

Planta de Cannabis

Uma jovem muda precisará de tempo para atingir a maturidade sexual antes que se possa determinar a olho nu se uma planta de cannabis é macho ou fêmea. Aqueles que cultivam a partir de clones retirados de uma planta mãe fêmea não precisam se preocupar com a identificação de gênero, pois o corte será uma cópia genética exata da planta mãe.

Dica do Especialista: Plantas jovens requerem muito menos fertilizante do que plantas nas fases de crescimento vegetativo tardio e durante a floração. O melhor é usar nutrientes, como o KIT NUTRIENTES HOLLAND SECRET, que ajudam suas plantas com os nutrientes necessários para que cresçam fortes de acordo com cada fase dela, desde a fase inicial até a floração. Isso evitará alongamentos indesejados e fornecerá às plantas jovens, todos os nutrientes necessários no início da vida sem queimá-las!

Para aqueles que cultivam a partir de sementes, é um pouco mais complicado. Sementes regulares produzirão plantas de cannabis fêmeas aproximadamente 50% das vezes, enquanto sementes feminizadas são criadas para produzir exclusivamente plantas femininas. Isso é feito induzindo quimicamente uma planta fêmea a se tornar hermafrodita. A planta então é capaz de se polinizar e a semente resultante tem predisposição genética para ser fêmea.

Cannabis Macho X Femêa: O sexo das plantas de cannabis importa?

Sim! Plantas de cannabis femininas criarão sementes quando polinizadas por uma planta macho. Isso requer reservas de energia adicionais na planta para serem direcionadas à produção de sementes, reduzindo o rendimento e a potência do seu broto. Apenas plantas de cannabis femininas produzem brotos!

Dica rápida: A produção de flores requer concentrações mais altas de fósforo e potássio durante a floração, em comparação ao nitrogênio. A produção de flores pode ser melhorada com estimuladores de fósforo e potássio como Ton-O-Bud e Bud Boom! Excelentes booster que melhora a qualidade, a quantidade e o aroma de suas flores.

Muda de Cannabis

Quando as plantas de cannabis mostram seu sexo?

As “pré-flores” de cannabis são essenciais para identificar o sexo da planta e começam a se desenvolver cerca de 3-6 semanas após a germinação. As pré-flores de cannabis masculinas podem aparecer em plantas macho tão cedo quanto 3-4 semanas após a germinação. As pré-flores femininas começam a se desenvolver um pouco mais lentamente, por volta de 4-6 semanas após a germinação. Algumas variedades alcançam maturidade sexual mais rapidamente que outras.

Como são as pré-flores de cannabis?

O desenvolvimento das pré-flores de cannabis pode ser observado nos “nós” da planta, que são as interseções onde ocorre o ramificação e se inicia a produção de flores.

As pré-flores masculinas de cannabis formam pequenos sacos de pólen redondos nos “nós”. Esses sacos de pólen se agrupam e se assemelham a cachos de bananas. Os sacos de pólen começam a se abrir por volta de 4 semanas após o início da floração, polinizando as plantas femininas próximas para iniciar a produção de sementes.

Plantas de cannabis macho e fêmea devem ser separadas, a menos que você queira produzir sementes!

Planta Cannabis

As pre-floras femininas da cannabis inicialmente se parecerão muito com as pre-floras masculinas, mas uma pre-flora feminina se desenvolve a partir do que é conhecido como cálice.

As diferenças iniciais entre o desenvolvimento de um cálice jovem e um saco de pólen imaturo são difíceis de diferenciar inicialmente.

O sinal revelador de que você tem uma planta fêmea é: se você vir dois pelos brancos surgindo do cálice. Os pelos brancos parecerão felpudos e são na verdade conhecidos como estigma, parte da flor feminina subdesenvolvida.

Examine suas plantas cuidadosamente, pois identificar o sexo nos estágios iniciais de maturidade sexual pode ser muito difícil. Seja paciente e permita que as prefloras se desenvolvam para determinar com precisão o gênero da cannabis.

Planta de Cannabis

Maconha Masculina X Feminina: O que há de errado com buds semeado?

Os cultivadores de hoje estão acostumados aos altos níveis de THC que vêm dos buds sem sementes (sensimilla), por isso uma planta macho deixada para amadurecer na plantação é o pesadelo de todo cultivador de cannabis.

Se você encontrar sacos de pólen em alguma de suas plantas, remova-a imediatamente, evitando a propagação do pólen cobrindo a planta com um saco de lixo. Buds semeado podem ser arejados, queimam mal, têm falta de potência e sabor. Sem mencionar a constante inconveniência de tirar sementes do seu bud toda vez que enrolar um baseado.

CURIOSIDADE: Uma planta de cannabis pode ser induzida a se tornar hermafrodita quando é pulverizada com uma solução de nitrato de prata. Se uma planta hermafrodita se polinizar, as sementes resultantes produzirão plantas fêmeas. É assim que as sementes feminizadas são criadas.

Coisas para observar ao determinar o gênero da cannabis:

  • Primeiramente, sacos de pólen! Se você encontrar sacos de pólen em seu jardim, remova a planta imediatamente!
  • Plantas macho geralmente são mais altas.
  • Plantas macho tendem a ter espaçamento intermodal mais largo, ou seja, as interseções dos ramos no caule principal estão mais distantes.
  • Plantas fêmea geralmente crescem robustas e arbustivas no início do crescimento vegetativo com espaçamento intermodal mais curto.
  • O cálice (parte central da flor) em plantas fêmea será grande e terá pelos brancos. Em plantas macho será pequeno e sem pelos.

Lembre-se, você pode garantir plantas fêmeas obtendo sementes feminizadas ou clones femininos!

Masculina X  Feminina: O que fazer com plantas hermafroditas?

Algumas plantas de cannabis podem ser hermafroditas. Isso ocorre quando a planta fêmea desenvolve tanto os órgãos sexuais masculinos quanto femininos! Uma planta hermafrodita pode resultar na autopolinização da planta e de toda sua plantação no processo. Isso ocorre mais frequentemente quando a planta está estressada. Monitore de perto a temperatura, e os n[iveis de umidade e pH! E sempre esteja atento a pragas, patógenos, doenças e outros fatores que possam estressar sua planta.

Como uma planta de cannabis se torna hermafrodita?

Pesquisas mostram que a causa mais comum é o estresse da planta. Se a cannabis é submetida a estresses ambientais extremos como seca ou temperaturas extremas, pode desencadear uma resposta química de sobrevivência resultando em uma planta com flores femininas e masculinas. A planta é então capaz de se autopolinizar, criando sementes para procriar antes de presumivelmente sucumbir aos elementos. Os cultivadores também há muito tempo atribuem esse fenômeno à genética instável resultante de práticas de cruzamento inadequadas.

Plantas de cannabis macho e fêmea devem ser separadas, a menos que você queira produzir sementes!

Masculina X Feminina: O que fazer quando você obtém uma planta de cannabis macho?

A maioria dos cultivadores identifica e elimina todas as plantas de cannabis macho em seu cultivo. Isso é compreensível se você deseja garantir que nenhuma planta fêmea seja polinizada. No entanto, as plantas macho ainda têm seu valor. Se você deseja continuar cultivando suas plantas macho, recomendamos cultivá-las em um ambiente separado das fêmeas para desencorajar a polinização. Plantas de cannabis macho podem ser usadas para reprodução, concentrados, cânhamo e mais.

Quando uma planta de cannabis macho e uma fêmea são cruzadas, o macho fornece 50% da genética. Isso pode ser útil na criação de variedades mais resistentes ao mofo, com mais resina, maior teor de THC, etc.

A maioria dos cultivadores descarta as plantas macho. Embora as plantas macho geralmente contenham menos THC do que as plantas fêmea, ainda é possível encontrar canabinoides nas folhas, caules e flores. Você pode extrair resina das plantas macho para criar concentrados como haxixe, óleo e cera. Até o pólen contém THC! As plantas macho produzem quantidades abundantes de pólen, que podem ser coletados, prensados e consumidos para proporcionar um efeito adequado.


Mais alguma dúvida ou pergunta? Envie um email para info@futureharvest.com.br ou nos deixe sua pergunta na sessão de comentarios que teremos o prazer em retornar.

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *